Com o passar dos anos, é normal perdermos um pouco da produção de colágeno do nosso organismo, o que significa que estamos dando início do processo de envelhecimento. A perda dessa firmeza acarreta várias consequências indesejadas, assim com a flacidez facial, o aparecimento do bigode chinês, e apesar de não ter uma fórmula mágica para impedir essa ação, felizmente possuímos procedimentos que nos ajudam a prevenir ou retardar esse processo, entre eles, os Fios de PDO.
O que são os Fios de PDO?
Os fios de PDO, são filamentos que são inseridos no tecido cutâneo para levantar a pele flácida com processo do envelhecimento. Atualmente, existem dois principais tipos de fios de sustentação: os compostos de polidioxanona (PDO) e os de ácido polilático (PLLA) ou fios de silhouette. Ambos são materiais reabsorvíveis, compatíveis aos tecidos humanos, e biodegradáveis. Ou seja, com o tempo eles são absorvidos pelo organismo, não causam reações alérgicas nem são rejeitados pelo corpo, além de serem bastante resistentes a grandes tensões. Além dos fios sustentarem e reposicionarem o tecido facial, eles estimulam a produção de colágeno durante todo o período em que estiver implantado na pele.
Como é feito o procedimento?
Apesar de ser um procedimento complexo, os Fios de PDO é um procedimento não cirúrgico, minimamente invasivo e realizado com anestesia local. Após um mapeamento facial (que é feito de forma individual para cada paciente), os fios são inseridos através de uma micro cânula na camada da pele. Pelo fato das micro cânulas serem bem finas, as perfurações costumam fechar imediatamente sem deixar marcas ou cicatrizes.
Quais os cuidados pós procedimento?
Como todo procedimento estético, a inserção dos fios pode causar um leve inchaço e vermelhidão. Esses efeitos desaparecem dentro de alguns dias e para ajudar a amenizar os efeitos, é recomendável o uso de compressas geladas nas primeiras 48 horas para alivio dos sintomas. É indicado também evitar massagens, pressionar o rosto e realizar movimentos na região tratada por aproximadamente 3 a 5 dias. Exercícios físicos intensos, também não são indicados pois podem prejudicar no resultado do procedimento.
Quem pode colocar os Fios de Sustentação?
Não há uma idade mínima para a realização do procedimento, que pode ser feito, inclusive, de maneira preventiva, mas, via de regra, os Fios de Sustentação Facial são indicados para:
-Pessoas a partir dos 30 anos de idade (início da flacidez);
-Idosos (até 80 anos);
-Todos os tons de pele, pois o procedimento não provoca cicatriz;
-Quem não pode se submeter a lifting facial.
Consulte o seu médico dermatologista.